CHECKLIST DO VIAJANTE
PRÉ VIAGEM
1. Planeie
-
Sente-se seguro em viajar para o seu destino?
Utilize este mapa interativo para conhecer a situação da pandemia COVID-19 no seu destino. -
Conheça os requisitos de entrada/saída do país
Alguns países estabeleceram requisitos de entrada/saída dependendo do local da sua partida. Verifique os requisitos neste website. -
Tenha os documentos necessários
Traga os documentos necessários: passaporte, certificado de saúde (se necessário), etc. Podem ser encontradas informações no website do CIBT. -
Verifique a cobertura do seguro de saúde
Verifique se o seu seguro tem cobertura fora do seu país de origem, se for necessária assistência médica. A Globalis será o melhor parceiro para o aconselhar. -
Realize o teste à Covid-19
Através de uma parceria realizada com Centro De Medicina Laboratorial Germano de Sousa, a Globalis providencia o agendamento do seu teste aquando da marcação da sua viagem.
Pesquisa de coronavírus (PCR)
Teste serológico IgG
Teste serológico IgM
2. Faça uma checklist para sua mala e viagem
-
Prepare um kit de segurança
Incluir máscaras, higienizador de mãos e toalhetes desinfetantes.
Utilizar toalhetes com álcool durante o voo. -
Prepare snacks/alimentos
As opções alimentares podem ser limitadas no aeroporto, em voo, e no seu destino (algumas lojas e restaurantes podem ter horário reduzido ou acesso reduzido no local). Levar alimentos na bagagem despachada pode significar que a sua mala é revista e a mercadoria pode ser confiscada, por isso não "exagere", e lembre-se que é mais seguro levar artigos pré-embalados. -
Leve uma cópia a cores do seu passaporte e carta de condução (frente e verso)
Isto é apenas uma boa prática, mas guarde as cópias consigo e não na bagagem despachada. -
Leve roupa extra e/ou roupa que possa ser facilmente lavada em caso de quarentena
Pode precisar delas no caso de adoecer ou de ficar em quarentena por qualquer razão. -
Leve medicamentos extra (até três semanas)
Mesmo que se sinta confiante de que estará de volta como planeado, leve medicação extra. Leve também uma receita médica, já que alguns países verificam os limites de medicamentos pode transportar. -
Assegure-se em levar os contactos de viagem importantes
Tenha toda a informação facilmente acessível no caso de precisar de fazer ajustes na sua viagem. -
Leve sapatos/vestuário confortáveis
Sempre que possível, caminhe de e para os seus destinos (escritórios, restaurantes, etc.), uma vez que as estatísticas indicam que a COVID-19 tem menos probabilidades de se transmitir em áreas exteriores onde é possível o distanciamento social. -
Leve os seus equipamentos de trabalho
Evite tocar em outros equipamentos. Opte por levar o seu computador portátil, tablet, carregador, rato, etc. Tenha consigo projetos de trabalhos em curso, caso não consiga regressar como planeado.
DURANTE
1. Logística
-
Considere várias opções de transporte terrestre com antecedência
As opções para chegar ao aeroporto ou estação de comboios podem variar dependendo da situação. -
Se utilizar estacionamento de longa duração, pesquise opções/regras; se a sua viagem for prolongada devido a doença ou quarentena, o que irá acontecer ao seu carro?
Deixe as chaves sobresselentes com um amigo ou familiar e não pague antecipadamente com cartão de crédito no caso do seu veículo precisar de ser recuperado. -
Se utilizar outro veículo, limpe tudo
Se utilizar um táxi, uber ou similar, limpe as superfícies e abra as janelas, se possível -
Vá para o aeroporto com tempo
Conte com o tempo extra no aeroporto, das medidas de biossegurança durante o embarque, alfândegas e outras áreas que podem demorar mais tempo do que o habitual. -
Se for de boleia para o aeroporto/estação de comboios
Esteja preparado para entrar sozinho no edifício do terminal e tenha à sua disposição o cartão de embarque/reserva válido para apresentar, se necessário.
Poderá não será permitida a entrada a acompanhantes.
2. Em viagem
-
Verifique as informações de voo
Alguns voos são cancelados com pouca antecedência, por isso verifique o website da sua operadora ou consulte a Globalis. Este website oferece-lhe as informações de voos. -
Se viajar de comboio ou ferry, verifique as informações antes da partida
Verifique os requisitos e horários relacionados com a COVID-19. -
Verifique informações sobre o aeroporto de origem e de destino
Consulte os websites dos aeroportos, ou este website, que contém informações valiosas para os viajantes. Limpe superfícies, assentos no aeroporto, apoio de braço/ mesa nos aviões, etc.
A maioria das companhias aéreas obriga à utilização de máscaras faciais, mas pode não as fornecer. Traga as suas próprias máscaras.
-
Planeie com antecedência e traga os seus próprios snacks pré-embalados, e compre a bebida no aeroporto antes do embarque.
É provável que não tenha serviço de refeição/bebidas a bordo. -
Ao aterrar no destino, permaneça sentado e aguarde instruções da tripulação.
As regras de desembarque variam consoante a companhia aérea e o destino. Observe os protocolos em vigor para evitar a concentração de pessoas ao sair do avião. A tripulação fornecerá as instruções apropriadas.
À CHEGADA
-
Se for recebido por amigos, parentes ou colegas, combine um ponto de encontro fora do edifício do aeroporto.
Os não viajantes podem não ser autorizados a entrar nos terminais de chegada. -
Aluguer de automóvel
Se precisa de alugar um carro, informe previamente a Globalis para que possamos ter tudo planeado. Limpe superfícies: Desinfete volante, comandos do veículo, painel de instrumentos, cinto de segurança, etc.
Conduza com as janelas abertas: Permita a circulação de ar fresco por todo o espaço. - Avalie as opções disponíveis para as suas refeições seguras, esplanadas ao ar livre, e/ou se os estabelecimentos fornecem entregas ao domicílio.
1. Os espaços de reuniões
-
São necessárias máscaras?
Para a sua segurança e dos outros, as máscaras são recomendadas em espaços públicos/fechados. Pesquise as políticas em vigor no escritório/espaço de reunião que visitará para garantir que se sente confortável com o nível de precauções tomadas. Para além de usar máscaras faciais, a OMS recomendou medidas de segurança simples como manter o distanciamento social, desinfetar o espaço e as mãos. -
Vão ser servidas refeições?
Se as refeições estiverem disponíveis, considere solicitar opções pré-embaladas em vez de um serviço ao estilo buffet.
2. No hotel
-
Verifique se o hotel cumpre os requisitos de higienização, disponibilidade de alimentos, serviço de quarto, ginásio e outros serviços que normalmente utiliza durante a viagem.
Coloque as suas dúvidas à Globalis que encontrará o que melhor se adequa às necessidades e preocupações. O hotel oferece comida embalada? Um check-in sem necessidade de contacto? -
Limpe todas as superfícies normalmente tocadas
Puxadores de porta, comando da televisão, cafeteira, interruptores de luz, etc.
RETORNO A CASA
1. Requisitos Locais
- Verifique os requisitos da sua área de residência após viagens domésticas e/ou internacionais.
2. Em casa
- Lave e higienize vestuário, malas, equipamento de trabalho, etc.
Durante a viagem, será confrontado com pessoas e situações às quais não está exposto se ficar em casa.
As pessoas têm comportamentos diversos à pandemia, e dizer algo quando não se sente à vontade com a atitude de alguém pode ser complexo.
Esteja preparado para estas circunstâncias, e tenha em mente a importância de uma comunicação clara.
As pessoas têm comportamentos diversos à pandemia, e dizer algo quando não se sente à vontade com a atitude de alguém pode ser complexo.
Esteja preparado para estas circunstâncias, e tenha em mente a importância de uma comunicação clara.