Sente-se inseguro em viajar de avião hoje em dia? Sabemos que vivemos tempos incertos, mas gostaríamos de garantir que voar continua a ser um dos meios de transporte mais seguros durante a pandemia COVID-19. Embora provavelmente já tenha ouvido falar sobre as medidas de precaução que várias companhias aéreas estão a tomar para continuar a voar em segurança, da parte da Globalis Viagens e Eventos Corporativos queremos esclarecê-lo melhor acerca do que os especialistas mundiais em saúde e aviação nos dizem.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal autoridade em questões de saúde global:
- Estudos demostraram que há pouco risco de uma doença ser transmitida a bordo de um avião.
- A qualidade do ar da cabine do avião é cuidadosamente controlada. A ventilação fornece uma renovação do ar 20 a 30 vezes por hora, em cada 2 a 3 minutos. A maioria dos aviões modernos possui sistemas de recirculação, que reciclam até 50% do ar da cabine. O ar é então passado através de filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA), similar ao que acontece em salas de operações hospitalares e unidades de terapias intensivas, que retêm partículas de poeira, bactérias, fungos e vírus.
- Para minimizar inconvenientes, os viajantes que estiverem com febre, devem adiar a sua viagem até que se recuperem. Indivíduos com uma doença transmissível ativa conhecida não devem viajar de avião. As companhias aéreas podem negar o embarque a passageiros que aparentem estar infectados com uma doença transmissível – seja ela a Covid-19 ou qualquer outra.
Além das garantias da OMS, existem inúmeras normas adicionais de segurança que os aeroportos e companhias aéreas devem seguir. A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) afirma que a implementação universal de padrões globais tornou a aviação segura. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) realça também a importância da responsabilidade dos passageiros, que devem respeitar o distanciamento físico sempre que possível, utilizar uma máscara durante toda a viagem para se protegerem a si e aos outros, desinfetar frequentemente as mãos durante a viagem.
Se estiver a planear viajar durante este período, apoie-se na Globalis Viagens e Eventos Corporativos e conte com todo o conhecimento que lhe podemos transmitir.