5 razões porque deve evitar comprar viagens em sites online

A compra de viagens através de sites pode parecer apelativa, mas, no entanto, se pensar bem, por vezes as vantagens não são assim tantas – é mais o oposto. Em situações de crise como a que vivemos, foi notória a importância que as agências de viagens têm no mercado e a sua capacidade de agir e ajudar os viajantes a qualquer hora e em qualquer parte do mundo. Por exemplo, à medida que a pandemia foi evoluindo, todos os viajantes da Globalis que se encontravam em viagem no estrangeiro foram identificados através de tracking safety e security reports, para providenciar o respetivo repatriamento e prestar todo o apoio necessário no seu regresso em segurança a Portugal, no menor espaço de tempo possível.

Conheça aqui algumas das desvantagens da compra de viagens em sites online. 

Falta de suporte

Quando reserva a sua viagem através de sites, normalmente não pode falar com nenhum técnico para expor as suas dúvidas sobre os quartos de hotel, rotas do voo, requisitos de visto ou passaporte, ou qualquer outro assunto sobre o qual possa estar preocupado. Não receberá alertas e conselhos sobre documentos e requisitos necessários à sua viagem. É possível que também não consiga submeter pedidos especiais. Se reservar numa agência de viagens tem o suporte de uma equipa especializada dedicada 24 horas, 7 dias por semana, com a qual pode contactar mesmo durante a sua viagem caso tenha algum imprevisto, ou mesmo caso precise de antecipar o regresso, entre outras situações.

Falta de personalização

A maior parte dos sites funciona de uma forma elementar e redutora: marca-se o avião, marca-se o hotel, paga-se com cartão de crédito e a viagem fica concluída. O site não faz a gestão da viagem como um todo não tem suporte e, entre outros riscos associados, o problema de fraude é real. Não conseguem planear itinerários mais complexos como uma viagem que combine vários produtos e serviços ou escalas, por exemplo. Se recorrer a uma agência de viagens, conta com segurança, terá um plano feito à sua medida tendo em conta as suas preferências que pode, inclusive, possuir propostas mais económicas, conselhos que resultam de anos de expertise das agências no mercado das viagens.

Taxas ocultas

De certeza que já lhe aconteceu ver uma viagem online com um preço bastante apelativo, mas que, depois de completar todos os passos para a sua marcação, esse preço quase triplica ou a viagem já não está disponível. Muitos destes sites anunciam tarifas baixas para atrair a sua atenção e, em seguida, adicionam taxas e sobretaxas por um serviço muito menos competitivo. Recorrendo a uma agência, terá um orçamento detalhado sobre cada etapa da sua viagem, preço garantido, segurança e consultores de viagens dedicados à sua disposição com quem pode trocar ideias e obter conselhos úteis, entre outras vantagens.

Validade limitada

Normalmente os preços que encontra nesses sites de marcações de viagens implicam abdicar da flexibilidade das datas de viagem o que significa, por vezes, passar menos tempo no destino, mais tempo em aeroportos, ou mesmo aceitar voos em horários pouco interessantes ou que não lhe compensam. 

Opções limitadas

Muitos sites apresentam apenas determinadas opções, privilegiando os fornecedores com quem mantêm contratos de produção e marketing, deixado de fora outras entidades que têm maior interesse, por estarem mais bem localizadas, por oferecerem serviços de excelência e garantia de qualidade a preço adequado. Graças a anos de experiência, as agências de viagens permitem-lhe conhecer o destino de uma forma muito mais próxima e genuína, propondo as melhores sugestões adequadas aos seus requisitos em cada viagem.