
A partir de hoje, dia 1 de junho, começam a operar novos voos e implementa-se uma nova fase das ligações aéreas. Embora até ao próximo dia 15 de junho as viagens de avião de e para Portugal só sejam permitidas dentro da União Europeia, com as portas fechadas em Espanha e Itália, e os voos para o resto do mundo continuem em regra suprimidos, as agências de preparam-se para o regresso das viagens de negócios.
No caso de uma agência de viagens corporativas, como a Globalis, só podem disponibilizar serviços e programas de parceiros e fornecedores que comprovadamente disponham de protocolos internos de higienização e segurança próprios, salvaguardando assim a segurança dos seus clientes. Na Globalis, o Plano de Contingência é parte integrante da SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e está disponível a todos os colaboradores no âmbito da formação e melhoria continua e a todos os clientes sempre que solicitado – é essencial garantir que os novos procedimentos não sejam apenas requisitos da nova política de viagens corporativas, mas também das viagens de lazer.
Mas, e para além das agências de viagens? Como se estão as próprias companhias aéreas a preparar para receber este novo desafio do turismo? Companhias como a TAP, Air France ou Catar mantém um espírito positivo, mas preventivo. Regra geral, as companhias aéreas estão a assegurar a sua segurança em três momentos essenciais.
No aeroporto
Distanciamento social – nos aeroportos, notará uma sinalização detalhada nos espaços de clientes e funcionários, incluindo uma distância de 1,5 m nos balcões, o que permite um contato mínimo entre agentes e clientes. Outras alterações são a colocação de dispositivos de proteção/barreiras contra espirros nos principais pontos de interação, incluindo balcões de check-in, e implementação de verificações de temperatura para funcionários e passageiros dos aeroportos estão também já a ser instaladas.
Redução de pontos de contacto – ao desligar temporariamente quiosques de auto atendimento na maioria dos locais. Cada vez mais apela-se aos viajantes que digitalizem os seus cartões de embarque através do check-in online. Além disso, existem trabalhos em curso para que os dispensadores de sabão nas casas de banho sejam trocados por unidades de mãos livres.
Higienização reforçada da cabine – algumas companhias implementaram a pulverização eletrostática nos procedimentos de limpeza em todos os voos internacionais de longo curso. Além disso, a partir deste mês, terão spray eletrostático em todos os departamentos, além de desinfetar os pontos de contacto e as superfícies dos clientes antes de cada voo.
Flexibilidade para alterar planos de viagem – durante este período, as principais companhias aéreas estão a disponibilizar aos seus passageiros regras mais flexíveis para efetuarem alterações ou cancelar as suas viagens.
Durante o voo
Qualidade do Ar – Os aviões estão equipados com um sistema de reciclagem do ar vertical que renova totalmente o ar da cabina com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes numa hora.
Maior higienização – a todos os aviões principais companhias aéreas passam por uma rigorosa rotina de higiene com procedimentos de desinfeção adicionais, específicos para o coronavírus, em linha com as orientações da DGS. Graças ao sistema vertical de reciclagem do ar que renova totalmente o ar da cabine a cada 2/3 minutos é possível extrair 99,9% de todos os vírus presentes.
Proteção de tripulantes a bordo – que passam a utilizar mascaras de proteção facial para ajudar a proteger a si mesmos e os clientes a bordo. Os clientes são incentivados a levar as suas próprias mascaras de proteção facial e, caso não o façam, as companhias aéreas poderão fornecê-las para que possam embarcar no avião.
Redução do contacto a bordo – com alterações do serviço de bordo para minimizar os pontos de contacto entre a tripulação e os clientes, incluindo: entrega de lanches e bebidas aos clientes, mudança para alimentos pré-embalados e bebidas seladas, bem como a suspensão das vendas a bordo. Existirão copos descartáveis adicionais para que novos copos possam ser usados sempre.
Para quem viaja agora e num futuro próximo, existem mudanças temporárias adicionais para promover o distanciamento social no ar e no solo, com a possibilidade de os voos se encontrarem mais cheios do que se espera. Até 30 de junho, os clientes em voos programados regularmente que estejam mais próximos da capacidade total podem optar por reservar novamente um voo diferente ou receber um crédito de viagem.
As novas mudanças incluem:
- Evitar clientes sentados próximos um do outro, exceto quando viajam juntos, bem como alternar os assentos da janela e do corredor quando os assentos estão em pares.
- Embarque e desembarque: embarcar menos clientes de cada vez para permitir mais distância durante o processo. Após o pré-embarque, o embarque será realizado por filas espaçadas para minimizar a aglomeração na área do portão.
- Possibilidade de upgrades gratuitos no portão de embarque em ordem de prioridade.
Após aterrar
Equipar os funcionários para manter os ambientes limpos – fornecimento de desinfetante e outros bens necessários aos funcionários para proporcionar uma experiência de viagem segura.
Instalação de proteções nos balcões de serviço de bagagem – de forma a minimizar a possibilidade de contágio.
Atualização dos ecrãs digitais – para incentivar os clientes a manter o distanciamento social.Higienização assegurada – tanto no aeroporto como nos aviões, como mesas de tabuleiro, assentos, lavatórios, cintos de segurança, apoio de braços e persianas limpos a cada voo.